1ª Leitura: Is 50,4-7
Sl 21 (22)
2ª Leitura: Fl 2,6-11
Evangelho: Lc 22,14 – 23,56
“Prostremo-nos a seus pés, como mantos estendidos”
“(…) em vez de mantos ou ramos sem vida, em vez de folhagens que alegram o olhar por pouco tempo, mas depressa perdem o seu verdor, prostremo-nos aos pés de Cristo. (…) prostremo-nos a seus pés como mantos estendidos.”[1]
Com a celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor tem início a Semana Santa, a “Grande Semana” como era chamada pelos antigos. Era assim chamada em virtude de nela se concentrarem as celebrações que nos colocam em contato com o mistério da morte e ressurreição de nosso Divino Redentor. Embora o Mistério Pascal de Cristo se atualize para nós em cada Eucaristia e em cada ação litúrgica Igreja, nesta semana, através de celebrações muito específicas, somos confrontados com cada passo de nosso Salvador em direção à sua Páscoa, desde a entrada triunfante em Jerusalém, até a manhã gloriosa do sepulcro vazio.
Hoje, Nosso Senhor entra triunfalmente em Jerusalém. É aclamado como “Filho de Davi”, um título messiânico. Nosso Senhor passa por cima de ramos e mantos estendidos e até mesmo da boca das criancinhas sai a proclamação: “Bendito o que vem em nome do Senhor!” Mas, estes mesmos que aqui o aclamam como Senhor e Rei, gritarão daqui a pouco: “Fora com Ele! Crucifica-o!” É o mistério do pecado; é o mistério da ingratidão infinita dos homens, que não souberam reconhecer que o Amor os visitava.
O amor infinito de Deus está hoje diante dos nossos olhos, revelado em Jesus Cristo que se entregou por nós no madeiro da cruz. Hoje a Palavra nos coloca em contato, com o Cristo que se esvazia para nossa salvação. A primeira leitura de hoje é do livro do profeta Isaías, e nos traz o “terceiro canto do Servo de YHWH”. Esta figura misteriosa profetizada por Isaías, alguém que assumiria sobre si os pecados dos homens, é o próprio Cristo, que assumiu no seio da Virgem a nossa humanidade a fim de oferecê-la na cruz, para nossa salvação. Como não reconhecer nestas palavras o Cristo: “Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas…” Ele fez tudo isso por nós!
Cristo experimentou o abandono e sentiu-se angustiado no madeiro da cruz, como nos revela o Salmo 21, que o próprio Cristo rezou sobre a cruz como nos testemunha o evangelista Marcos, no seu relato da paixão, lido no ciclo B: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste…” Paulo também nos testemunha esta entrega total do Cristo por nós na segunda leitura. Este trecho da carta aos Filipenses nos apresenta o mistério do esvaziamento de Cristo. Afirma o apóstolo, que sendo igual ao Pai em divindade e existindo desde toda a eternidade junto do Pai, Cristo quis voluntariamente abrir mão da sua glória a fim de nos salvar. Ele não abriu mão da sua divindade, pois continuou sendo Deus, mas abriu mão da sua “glória”, daquela “glória” que Ele revelou aos discípulos no Monte Tabor, daquela “glória” que Ele sempre teve junto do Pai. Ele fez isso a fim de ser igual a nós em tudo, exceto no pecado. Paulo nos diz que Ele assumiu a “condição de servo”, ou seja, sendo Deus, assumiu a forma da criatura e tornou-se igual aos homens: propenso ao sofrimento, às angústias desta vida terrena, à caducidade de nossa condição “pós-lapsária”[2] e condenado a morrer. Ele “humilhou-se” a si mesmo diz o apóstolo; Ele fez a sua kénosis; Ele se fez obediente até a morte e “morte de cruz”, acrescenta Paulo.
O que fez o Cristo entregar-se assim? Duas coisas: primeiro, a sua confiança infinita no amor do Pai; segundo, o seu amor infinito pelos homens, aos quais Ele desejava revelar o amor do Pai através do seu sacrifício salvador. Cristo se entregou na cruz, porque Ele conhecia o amor do Pai por Ele, um amor que não o deixaria nas trevas da morte, e Ele queria revelar aos homens, feridos pelo pecado, esse amor; Ele queria reintroduzir os homens nesta dança de amor que é a vida da Trindade.
O pecado faz o homem, que até então olhava para cima, para o amor do Pai, olhar para baixo, somente para as criaturas. Fazendo-se o centro de tudo, o homem encontrou a morte. Jesus veio religar-nos com a vida da Trindade através do seu sacrifício reparador. Ele assumiu uma existência como a nossa e a ofereceu voluntariamente, a fim de derrotar a morte que tentou abraçá-lo. Ao abraçar a Fonte da Vida, a morte encontrou o fim do seu reinado.
Ao contemplarmos este mistério de amor, devemos glorificar a Deus. Devemos “agitar os nossos ramos espirituais” como nos diz Santo André de Creta. Devemos nos prostrar em adoração como nos diz o mesmo Santo em um de seus escritos: “(…) em vez de mantos ou ramos sem vida, em vez de folhagens que alegram o olhar por pouco tempo, mas depressa perdem o seu verdor, prostremo-nos aos pés de Cristo. (…) prostremo-nos a seus pés como mantos estendidos.”
Até que cheguemos na vida eterna que o Cristo conquistou para nós no madeiro da cruz, devemos passar também pelo mistério da cruz. Mas, devemos nos lembrar que na cruz d’Ele a nossa também estava significada. Devemos confiar como Ele confiou e devemos nos entregar como Ele se entregou. Nós não somos vítimas de nada, nem de ninguém. Ainda que tomem a nossa vida, nós estamos sempre nas mãos do Pai, como Cristo. E o Amor do Pai nos ressuscitará. Nunca cairemos das mãos de Deus. Ele nos segura e sustenta. Em nossas cruzes, não desanimemos, mas façamos como Cristo, continuemos caminhando com o rosto “impassível como pedra” como dizia Isaías na primeira leitura, confiando que, no final de tudo, o amor infinito do Pai que o Cristo nos revelou, fará conosco como fez com o Cristo, nos ressuscitará e nos colocará no Reino que para nós está preparado desde a fundação do mundo!
[1] Santo André de Creta, Bispo, Oratio 9 “in Ramos Palmarum”.
[2] A condição pós-lapsária é a condição do homem após o pecado. Cristo não tinha pecado em si, por ser Deus, mas assumiu uma humanidade que carregava nela as consequências do pecado, como a mortalidade, por exemplo.