Sobre os Cursos por Correspondência:

  1. Como faço para começar um curso por correspondência?
  2. Há algum pré-requisito para começar o estudo?
  3. Devo pagar taxa de matrícula e mensalidade para fazer algum curso?
  4. Qual a duração de cada curso?
  5. Interrompi meu estudo num curso e pretendo retomá-lo. Como devo proceder?
  6. Quanto às perguntas de cada capítulo (antes chamado de módulo), para respondê-las devo usar minhas próprias palavras?
  7. É necessário usar alguma bibliografia complementar?
  8. As respostas obrigatoriamente devem ser digitadas em computador?
  9. Posso enviar as respostas por e-mail?
  10. Quem corrige minhas respostas?
  11. Se durante o estudo de determinado capítulo (módulo) surgir uma dúvida, com quem posso esclarecer?
  12. Como se dá a aprovação em cada curso?
  13. Os cursos por correspondência oferecidos pela Escola Mater Ecclesiae podem ser utilizados para dispensar alguma matéria de um curso de Teologia?
  14. É conferido algum certificado ao final de cada curso?
  15. Já estudei numa faculdade de Teologia onde fiz algumas disciplinas. Posso obter o certificado equivalente a essas matérias na Escola Mater Ecclesiae?
  16. Posso adquirir o material de um curso sem necessariamente ter de estudá-lo, ou seja, adquiri-lo como material particular de consulta, sem a obrigatoriedade de fazer o curso?
  17. Uma vez escolhido um curso pelo nome, como saber quais os assuntos que ele aborda?
  18. Já fiz alguns cursos por correspondência desta Escola e, baseado nestes, gostaria de dar sequência no estudo. Como, então, saber o próximo curso recomendado?
  19. Quem é o autor dos cursos?

Sobre os Cursos por frequência:

  1. Os cursos por correspondência são ministrados também por frequência através de aulas expositivas?
  2. Quais são os cursos por correspondência não oferecidos nas aulas da Escola Mater Ecclesiae?
  3. Como faço para me matricular num núcleo da Escola Mater Ecclesiae e participar das aulas presenciais?
  4. Quando começam as aulas na escola?
  5. Já frequento as aulas da Mater Ecclesiae e precisava cursar uma matéria, mas no núcleo que eu estudo, essa matéria não será oferecida agora. Posso, então, cursá-la num outro núcleo?
  6. O curso por frequência da Escola Mater Ecclesiae habilita como professor de Ensino Religioso?

Sobre os Opúsculos:

  1. O que é um opúsculo?
  2. Como posso adquirir os opúsculos?
  3. Que relação têm os opúsculos com os cursos por correspondência?

Sobre o Estudo do mês:

  1. O que é o estudo do mês?
  2. Posso utilizar o estudo do mês para apresentá-lo numa palestra ou num grupo de estudos da paróquia?
  3. Quem é o autor desses artigos do estudo do mês?

Respostas sobre os Cursos por Correspondência:

1 – Como faço para começar um curso por correspondência?

Primeiramente você deve escolher o curso que deseja fazer e adquiri-lo junto à Escola. Para isso, peça o folder dos cursos, clicando aqui. Para ajudá-lo nesta escolha, consulte o nosso fluxograma de aconselhamento. Depois, basta iniciar o estudo da seguinte forma: cada curso se divide em capítulos (chamados também módulos) com lições. Você deve estudar as lições propostas de cada capítulo, responder as perguntas apresentadas no final de cada capítulo (módulo) e, numa folha à parte com seu nome, endereço completo e nome do curso, copiar as perguntas e dar as respectivas respostas. Por fim, deve enviar esta folha à Escola, para que as respostas sejam corrigidas por nossos professores e devolvidas a você com uma nota referente ao módulo estudado. Assim deve ser feito para cada um dos capítulos do curso até o final.

2 – Há algum pré-requisito para começar o estudo?

Não. Contudo, é desejável que o cursista tenha feito, ao menos, o Ensino Fundamental (antigo 1º grau).

3 – Devo pagar taxa de matrícula e mensalidade para fazer algum curso?

Os cursos por correspondência não possuem taxa de matrícula nem qualquer tipo de mensalidade. A matrícula no curso escolhido será feita automaticamente, quando a Escola receber as respostas referentes aos primeiros capítulos (módulos) de um curso. A Escola, entretanto, pede a colaboração de cada cursista para as despesas com a devolução dos trabalhos corrigidos, numa espécie de taxa para despesas de correio, ou simplesmente, taxa de correio. Esta é solicitada num valor único por cada curso realizado. O folder com a relação dos cursos oferecidos já orienta a respeito. Contudo, se preferir, informe-se junto à Escola, enviando um e-mail aqui.

4 – Qual a duração de cada curso?

A Escola determina o prazo de 1 (um) ano para a conclusão de cada curso. Tudo dependerá do desempenho e do tempo de estudo do próprio cursista. É ele quem determina a frequência do seu estudo. Comparando com os cursos presenciais (aulas), os cursos por correspondência possuem a vantagem, exatamente, de possibilitar que o aluno estude nos momentos que julgar mais oportunos.

5 – Interrompi meu estudo num curso e pretendo retomá-lo. Como devo proceder?

Se parou seu estudo até dois anos atrás, e faltarem apenas 5 (cinco) capítulos (módulos) para o término do curso, poderá dar continuidade. Caso contrário, se para o término do curso faltarem mais do que 5 (cinco) módulos ou tiver interrompido seu estudo há dois anos ou mais, a Escola solicita que recomece o curso. Nunca é demais relembrar e refazer o estudo, considerando o longo tempo já transcorrido. Também, a Escola terá a possibilidade de fazer novo controle de suas notas.

6 – Quanto às perguntas de cada capítulo (antes chamado de módulo), para respondê-las devo usar minhas próprias palavras?

Não necessariamente. Você não somente pode usar suas próprias palavras (desde que não destoem do ensinamento do curso, evidentemente); como também, usar o próprio texto do capítulo (módulo); ou ainda, consultar a bibliografia recomendada. Neste último caso, a fonte deve ser sempre mencionada. O importante é que o cursista estude da melhor forma que julgar. E lembre-se: suas respostas serão corrigidas e retornadas com as observações devidas, pois muito se aprende com a correção das questões.

7 – É necessário usar alguma bibliografia complementar?

Não é necessário. Para as respostas, podem bastar os ensinamentos estudados nos capítulos (módulos). No entanto, caso deseje, o cursista pode complementar suas respostas utilizando a bibliografia recomendada, servindo-se de mapas e dicionários bíblicos, o que, aliás, é muito recomendável. Nestes casos, não esqueça de mencionar as fontes do estudo em suas respostas.

8 – As respostas obrigatoriamente devem ser digitadas em computador?

Não há obrigatoriedade. Seus trabalhos podem ser manuscritos, se desejar.

9 – Posso enviar as respostas por e-mail?

A Escola não trabalha com este tipo de recebimento de respostas dos módulos, basicamente, devido a alguns possíveis problemas técnicos envolvendo este meio eletrônico (no envio ou no recebimento dos mesmos), bem como, a necessidade de que os corretores dispusessem de computador com acesso à internet, o que, por motivos diversos, ainda não ocorre. Assim sendo, suas respostas devem ser enviadas para correção mediante os Correios.

10 – Quem corrige minhas respostas?

Há uma equipe de corretores/evangelizadores, escolhidos pessoalmente pela direção da Escola, e por eles autorizados a corrigir as respostas dos capítulos (módulos) dos vários cursos oferecidos.

11 – Se durante o estudo de determinado capítulo (módulo) surgir uma dúvida, com quem posso esclarecer?

Sua dúvida pode ser enviada à Escola juntamente com suas respostas ou, se preferir, pode falar conosco pelo e-mail: materecclesiae@materecclesiae.com.br, informando o seu nome completo, o curso e o capítulo (módulo) a que se refere sua dúvida.

12 – Como se dá a aprovação em cada curso?

A média para aprovação na Escola é 6,0 (seis). Para cada capítulo (módulo) corrigido é atribuída uma nota entre 6,0 (seis) e 10,0 (dez), conforme o desempenho do cursista no estudo. Se este, em determinado capítulo de um curso, não atingir o mínimo esperado, o corretor/evangelizador solicitará que o cursista releia o capítulo e refaça suas respostas. Ao final do curso, é feita a média aritmética das notas dos capítulos, tirando-se, assim, a média final do curso.

13 – Os cursos por correspondência oferecidos pela Escola Mater Ecclesiae podem ser utilizados para dispensar alguma matéria de um curso de Teologia?

Não. Os cursos por correspondência da Escola Mater Ecclesiae não têm qualquer valor para formação acadêmica em cursos de Teologia. Os cursos da Escola são válidos somente como formação catequética e pastoral. Entretanto, é facultado ao bispo de cada diocese aceitá-los ou não como parte da formação doutrinal dos agentes de pastoral e/ou professores de Ensino Religioso e Catequese em sua diocese. Neste caso, procure se informar a respeito na sede diocesana de sua cidade.

14 – É conferido algum certificado ao final de cada curso?

Sim. A Escola emite um Certificado individual e pessoal de participação ao término de cada curso com aprovação.

15 – Já estudei numa faculdade de Teologia onde fiz algumas disciplinas. Posso obter o certificado equivalente a essas matérias na Escola Mater Ecclesiae?

Não. Não há qualquer tipo de equivalência de estudos dessa natureza. O Certificado conferido pela Escola é de participação e, portanto, só se aplica àqueles que cursaram um de nossos cursos com aprovação.

16 – Posso adquirir o material de um curso sem necessariamente ter de estudá-lo, ou seja, adquiri-lo como material particular de consulta, sem a obrigatoriedade de fazer o curso?

Sim, pode.

17 – Uma vez escolhido um curso pelo nome, como saber quais os assuntos que ele aborda?

Através da página de Cursos em nosso site, tem-se uma boa noção sobre os assuntos tratados em cada qual, além da ementa de cada curso com os assuntos abordados. Se desejar maiores informações, fale conosco.

18 – Já fiz alguns cursos por correspondência desta Escola e, baseado nestes, gostaria de dar sequência no estudo. Como, então, saber o próximo curso recomendado?

Consulte nosso fluxograma de aconselhamento dos cursos e terá aí algumas sugestões, lembrando que não há qualquer pré-requisito entre os cursos. Ou seja, pode começar por qualquer curso oferecido.

19 – Quem é o autor dos cursos?

Todos os cursos e opúsculos são da autoria do Pe. Estêvão Bettencourt, OSB. A única exceção é o Curso de Direito Canônico, cujo autor é D. Dadeus Grings, sábio canonista e pastor.

20 – Os cursos por correspondência são ministrados também por frequência através de aulas expositivas?

Nem todos. Na verdade, a Escola Mater Ecclesiae oferece somente alguns dos cursos por correspondência em aulas presenciais, segundo o programa da Escola. Portanto, se você mora na cidade do Rio de Janeiro e deseja frequentar estas aulas, procure um núcleo da Escola mais próximo a sua casa e se informe com a coordenação deste núcleo.

21 – Quais são os cursos por correspondência não oferecidos nas aulas da Escola Mater Ecclesiae?

Em complemento a pergunta anterior, nem todos os cursos por correspondência são oferecidos em aulas presenciais. Tais são, por exemplo: Diálogo Ecumênico, curso sobre Ocultismo, Parábolas e Páginas Difíceis do Evangelho, Patrologia, Doutrina Social da Igreja…

22 – Como faço para me matricular num núcleo da Escola Mater Ecclesiae e participar das aulas presenciais?

As aulas presenciais são oferecidas na cidade do Rio de Janeiro. Caso se interesse em frequentar as aulas, primeiramente, você deve escolher o núcleo da Escola que lhe seja mais conveniente, ou seja, mais próximo da sua casa ou trabalho, ou que tenha os horários mais adequados (para isso, consulte nossa página de núcleos)… Depois, entre em contato por telefone com o coordenador do núcleo escolhido, que lhe dará todas as informações necessárias para efetuar sua matrícula.

23 – Quando começam as aulas na Escola?

Sempre nos meses de março e agosto, e você poderá começar em qualquer um destes meses.

24 – Já frequento as aulas da Mater Ecclesiae e precisava cursar uma determinada matéria, mas no núcleo que estudo, esta matéria não será oferecida agora. Posso, então, cursá-la em outro núcleo?

Sim, claro. Para isso, procure em qual núcleo a matéria desejada será oferecida, entre em contato com a coordenação deste núcleo e faça sua matrícula.

25 – O curso por frequência da Escola Mater Ecclesiae habilita como professor de Ensino Religioso?

A Escola oferece toda uma formação doutrinária para fins catequéticos e pastorais. Quanto à habilitação para o ensino religioso na Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Departamento de Ensino Religioso desta deverá ser consultado pelo interessado, a fim de obter todas as informações desejadas. Nas demais dioceses, favor consultar as respectivas sedes diocesanas.

26 – O que é um opúsculo?

Opúsculo é um pequeno livrinho de bolso (11cm X 15cm), em média com 20 (vinte) páginas, da autoria de Pe. Estêvão Bettencourt, OSB, que aborda determinado assunto de maneira breve, porém precisa e objetiva. Visa uma rápida leitura para se informar sobre o tema tratado. Veja a relação de opúsculos aqui em nosso site.

27 – Como posso adquirir os opúsculos?

Inicialmente, solicite o nosso folder, clicando aqui. No folder você receberá um formulário anexo com as informações para fazer o seu pedido, além da relação de todos os opúsculos oferecidos pela Escola.

28 – Que relação têm os opúsculos com os cursos por correspondência?

Os opúsculos apresentam, por vezes, um assunto já tratado num módulo de algum curso por correspondência, porém, de forma breve, tencionando um rápido e claro entendimento do assunto. Outras vezes, trata de temas não apresentados nos módulos, mas que trazem alguma resposta a um tema da atualidade, apresentado pela mídia, visando esclarecer o povo de Deus no tocante aos aspectos da fé católica.

29 – O que é o estudo do mês?

Trata-se de artigos escritos por Pe. Estêvão Bettencourt e publicados na Revista Pergunte e Responderemos, que a Escola propõe mensalmente para reflexão, conforme seu desejo.

30 – Posso utilizar o estudo do mês para apresentá-lo numa palestra ou num grupo de estudos da paróquia?

Sim, pode. Apenas pedimos que seja citada a fonte (site e autor).

31 – Quem é o autor desses artigos do estudo do mês?

Todos são da autoria de Pe. Estêvão Bettencourt, OSB. Conheça mais sobre sua vida, clicando aqui.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]