O Curso sobre a Graça de Deus aborda o âmago do Cristianismo, pois a graça é dom, e o Cristianismo é dom do amor de Deus, “que nos amou primeiro” (1Jo 4,19), e ama irreversivelmente; ama como só Deus pode amar, à diferença do amor dos homens, que se cansa.
Esta nota diferencia o Cristianismo de qualquer outro sistema religioso, pois não é difícil ao homem compreender que ele deve amar a Deus, o Santo e Perfeito, mas nunca passou pela mente de algum filósofo que Deus, por primeiro, ame o homem, imperfeito como é, ou mesmo rebelde. Aristóteles († 322 a.C.) dizia que não pode falar de amizade com os deuses imortais, pois a amizade supõe uma certa igualdade. Por este lado, o tratado é muito belo e gratificante.
Ocorre, porém, que a criatura por Deus amada não é tão fiel quanto o Criador. Ela é livre para dizer Sim ou Não a quem a convida para sua plena realização. Deus não força ninguém a amá-lo. Daí resulta o mistério da iniqüidade ou o pecado, que se opõe à graça. A Teologia tem-se debruçado sobre tal mistério, que aliás está associado à pergunta: “como se conciliam a graça de Deus e a liberdade do homem?… a soberania de Deus e a inegável responsabilidade do homem?” Os módulos finais (26-29) se detém nessa problemática, ensejando ao estudioso reconhecer um pouco mais a transcendência de Deus e o mistério da sua Providência – o que suscita o silêncio e a adoração (vide ementa abaixo).
Nos primeiros módulos, temos a fundamentação bíblica, com o exame dos textos do Antigo e Novo Testamento no que se refere à gratuidade de Deus para com o homem; e a história do Dogma, em que descreverá momentos importantes para a formação do dogma da graça. A seguir encontra-se uma introdução em cada sacramento.
É, pois, com a sadia e justa admiração que o cristão empreende o estudo do tratado da graça, certo de que o Mestre interior completará a lição a quem se lhe abrir docilmente.
Quantidade de módulos: 30
Número de páginas: 156
Idioma: Português (BR)
Acabamento: Brochura ou Espiral
Tamanho: 18×26 cm
EMENTA DO CURSO:
1 – Fundamentação Bíblica
- a) A Gratuidade no Antigo Testamento
- b) Evangelhos Sinóticos (Parábolas e Reino de Deus)
- c) A graça nos escritos joaninos e paulinos
- d) Outros escritos do Novo Testamento
2 – História do Dogma
- a) Os quatro primeiros séculos
- b) A controvérsia Pelagiana (séc. IV/V)
- c) Os documentos da Igreja antipelagianos
- d) O Semipelagianismo (séc. V/VI)
- e) A controvérsia sobre a Predestinação
- f) O pensamento de Lutero (séc. XVI)
- g) O Concílio de Trento (1545-1563)
- h) Baianismo e Jansenismo (séc. VI/XVIII)
- i) A Teologia dos séculos XVII a XX
- j) O Acordo Luterano-Católico (1999)
3 – Aprofundamento Teológico
- a) O dom: incriado e criado
- b) Os dons do Espírito Santo
- c) Os carismas
- d) O dom das línguas
- e) A Graça: atual e sacramental
- f) A preparação para a justificação
- g) O mérito
- h) A predestinação
- i) A graça de Deus e a liberdade do homem
- j) Graça suficiente e graça eficiente
- k) Propriedades do estado de graça
- l) “Em Cristo Jesus”