Na verdade, este não é um entre os vários tratados da doutrina da fé. Mas é aquele que perpassa toda a mensagem cristã porque indica o termo final da história da salvação, termo final que não pode deixar de projetar sua luz sobre cada uma das etapas anteriores. Já os antigos romanos diziam: in omnibus respice finem – em tudo que faças, considera o fim, pois é o fim que dita o itinerário a percorrer.

Que haja outra vida após a peregrinação terrestre, é certo, pois a existência neste mundo, tão marcada por invasões e desordens, pede o restabelecimento da ordem e a restauração da escala de valores. Visto que é tão espontâneo admitir uma vida póstuma, a fantasia dos homens tem-se precipitado para imaginá-la e “descrevê-la”; nos últimos tempos, isto tem sido especialmente freqüente, dada a inclemência da história contemporânea. Por isto, o cidadão de nossos dias é interpelado por várias teorias e hipóteses sobre o além, algumas mirabolantes, outras talvez sedutoras, mas quase todas destituídas de sólido fundamento filosófico ou experimental. Disto origina-se grande confusão e até angústia na mente de muitas pessoas. – Ora, ao se tratar do além, uma das normas a observar há de ser o respeito à sobriedade; para o cristão, os dados da fé são os referenciais necessários; embora não sejam muitos, bastam para permitir uma caminhada segura pelas estradas deste mundo e fundamentar a certeza de que não luta em vão aquele que quer ser fiel à Palavra do Senhor.

São precisamente os grandes pontos cardeais da esperança do cristão, peregrino do Absoluto, que os módulos deste curso tencionam apresentar ao leitor.

DADOS GERAIS:

 Quantidade de módulos: 39
Número de páginas: 178
Idioma: Português (BR)
Acabamento: Brochura ou Espiral
Tamanho: 18×26 cm

EMENTA DO CURSO:

  1. a) Antropologia e generalidades
  2. b) A morte
  3. c) A Reencarnação
  4. d) O Juízo Particular
  5. e) A bem-aventurança celeste
  6. f) O Purgatório: Escritura, Tradição e Magistério
  7. g) Sufrágios pelos defuntos
  8. h) As Indulgências
  9. i) O Inferno: Escritura, Tradição e Magistério
  10. j) O limbo das crianças
  11. k) A salvação fora da Igreja visível
  12. l) O número dos que se salvam
  13. m) A segunda vinda de Cristo (Parusia): reflexão teológica, “profecias”, incerteza da data
  14. n) Reino de Deus e progresso humano
  15. o) O Anticristo
  16. p) O obstáculo do Mistério da Iniqüidade
  17. q) A Ressurreição da Carne: Escritura, Tradição e Magistério
  18. r) O Juízo Universal
  19. s) O Milenarismo
  20. t) Céu Novo e Terra Nova
  21. u) Habitantes em outros planetas?