At 1ª Leitura: At 2,1-11
Sl 103 (104)
2ª Leitura: 1Cor 12,3b-7.12-13
Evangelho: Jo 20,19-23
“O Espírito do Senhor o universo todo encheu: Vinde todos, adoremos! Aleluia.”[1]
Ao dizermos o nosso “Amém” à coleta do início desta Eucaristia, nós afirmamos que é o Espírito do Senhor quem nos santifica. No início da nossa celebração o sacerdote rezava “Ó Deus que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo, e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho.” Esta oração é um reconhecimento e uma súplica. Uma súplica para que os milagres do início da pregação apostólica se realizem hoje no coração dos fiéis e um reconhecimento de que é o Espírito quem santifica a Igreja.
O Espírito do Senhor nos faz conhecer o verdadeiro Deus e é Ele, também, quem nos reúne: somos um povo reunido na unidade do Pai, do Filho e do Espírito, como dizia São Cipriano no seu Tratado sobre a Oração do Senhor. A respeito disso também rezamos no prefácio da Missa de hoje “Desde o nascimento da Igreja, é ele quem dá a todos os povos o conhecimento do verdadeiro Deus; e une, numa só fé, a diversidade das raças e línguas.”
A primeira leitura que hoje ouvimos, nos mostra como, no dia de Pentecostes, o Espírito do Senhor derramado no coração dos fieis realizou de maneira ímpar essa unidade de diversas raças, povos e línguas. Esse texto de At 2,1-11 é melhor compreendido quando associado ao texto de Gn 11,1-9. Em Gênesis 11,1-9 temos o relato da torre de Babel. O autor apresenta este episódio como um ponto alto do orgulho dos homens. Os homens querem fazer uma alta torre e chegar com ela ao céu. Querem fazer “um nome” para si, querem uma autonomia, em outras palavras poderíamos dizer que querem viver sem depender de Deus.
O autor sagrado diz que Deus então confundiu sua linguagem de forma que eles não mais podiam se entender e, assim, dispersaram-se pela terra. A soberba dá origem à divisão. Quando o homem busca uma glória para si, fora de Deus, só o que ele encontra é a divisão, interior e exterior. O Espírito – que nos manifesta a glória de Deus, e que é, segundo Santo Hilário, o verdadeiro “esplendor das nossas almas” – reúne o que antes estava disperso. É assim que estando reunidos em Jerusalém homens e mulheres de todas as partes do mundo conhecido, povos de diversas línguas e nações, todos eram capazes de entender em seu próprio idioma a linguagem nova que o Senhor dava a seus apóstolos por meio do Espírito, que havia sido derramado em seus corações.
Também o Senhor nos fala hoje, pela boca do Apóstolo Paulo, na primeira carta aos Coríntios: uma carta dirigida a uma comunidade ricamente ornada pelos dons do Espírito Santo, mas que precisava tomar consciência de que, o grande dom do Espírito, é fazer de nós que somos tão diferentes um só povo reunido em Cristo. É assim que hoje nos diz o apóstolo “De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.”
Este mistério da unidade realizada pelo Espírito do Senhor nos é expressa por estas belas palavras de Santo Irineu, no seu Tratado contra as heresias: “Assim como a farinha seca não pode, sem água, tornar-se uma só massa nem um só pão, nós também, que somos muitos, não poderíamos transformar-nos num só corpo, em Cristo Jesus, sem a água que vem do céu.”
O Espírito do Senhor é a Água Viva derramada do céu para fazer de nós, farinha seca e dispersa, uma massa nova, um puro pão de Cristo, uma hóstia agradável ao Pai, uma Eucaristia Viva. De fato, em cada oração eucarística nós pedimos esse dom da unidade que deve ser um sinal para o mundo. Sempre há uma epiclese sobre o povo para que se torne cada vez mais verdadeiramente o Corpo Místico de Cristo.
Peçamos com fervor que venha sobre nós o Espírito Santo. Ele vem para que tenhamos um “Defensor onde temos também um acusador”, como nos diz Santo Irineu. Deixemos que Ele habite em nós a fim de que produzamos os seus frutos. Temos “necessidade deste orvalho da graça de Deus para darmos fruto e não sermos lançados no fogo”[2].
Gostaria de concluir com as palavras de Santo Hilário: “Este Dom de Cristo está inteiramente à disposição de todos e encontra-se em toda parte; mas é dado na medida do desejo e dos méritos de cada um. Ele está conosco até o fim do mundo; ele é o consolador no tempo da nossa espera; ele, pela atividade dos seus dons, é o penhor da nossa esperança futura; ele é a luz do nosso espírito; ele é o esplendor das nossas almas.”
[1] Versículo do Salmo Invitatório do Ofício das Leituras do Santo Pentecostes
[2] Idem, p. 927