O curso de Iniciação Teológica pretende dar uma visão, completa e profunda das verdades da fé, embora não seja exaustiva.

Se é verdade que ninguém ama o que não conhece, também deve ser verdade que alguém tanto mais amará a Deus quanto mais O conhecer. Ora, “conhecer a Deus é viver, e servir a Deus é reinar.” (Missal Romano)

Você, que é cristão, deve ter interesse em aprofundar aquilo que professa, principalmente em nossos dias, quando tantas propostas religiosas o interpelam. São Pedro nos diz que“devemos estar sempre prontos a dar razão da nossa esperança a todo aquele que no-la peça” (1Pd 3, 15).

Isto só será possível mediante uma aplicação zelosa ao estudo da Ciência Sagrada. Ademais, o aprofundamento teológico redunda naturalmente em estímulo e alimento da vida de oração; quem descobre mais lucidamente o plano de Deus, mais se sente impelido a experimentar a presença daquele que se revelou.

As principais questões estudadas são: a Trindade; a Criação; o pecado original; a humanidade e a divindade de Jesus; a Igreja; Maria; a Graça; os sacramentos e os “novíssimos”, isto é, os acontecimentos finais (morte, o juízo particular, o céu, o inferno, o purgatório, …). Cada um desses tratados é aprofundado em cursos específicos. Cabe a este curso oferecer uma visão de todos os tratados da Teologia, propondo o essencial da dogmática católica. Pode servir como livro de consulta imediata.

DADOS GERAIS:

 Quantidade de capítulos: 37
Número de páginas: 324
Idioma: Português (BR)
Acabamento: Livro
Tamanho: 15,5×23 cm
ISBN: 978-85-7785-229-1

EMENTA DO CURSO:

  1. a) Revelação, Fé e Teologia
  2. b) Teologia Fundamental
  3. c) Deus em sua Unidade
  4. d) Deus em sua Trindade
  5. e) A Criação
  6. f) Os Anjos
  7. g) Antropologia Teológica
  8. h) A Queda Original
  9. i) Jesus Cristo
  10. j) Jesus Cristo e a Igreja
  11. l) A Igreja
  12. m) Mariologia
  13. n) A Graça
  14. o) Os Sacramentos
  15. p) Os Novíssimos